7 dicas para se sair bem na entrevista de emprego

Quando falamos de entrevistas de emprego, muitas vezes não imaginamos o quanto elas são importantes para o futuro profissional de uma pessoa. Fazer uma boa entrevista pode abrir portas em diversos lugares, pois mesmo que não conquiste o emprego na primeira, se a pessoa marcar a presença pode ser chamada posteriormente ou até mesmo ser indica para outro contratante. Para ser notado e deixar uma boa impressão existem alguns pontos fundamentais:

entrevista de emprego

Pontualidade

Um dos pontos mais altos da entrevista é a chegada, pois como diz o ditado:"A primeira impressão é a que fica". A pontualidade é importantíssima nesse caso, pois se você se atrasa para a entrevista, deixa claro para o entrevistador que este emprego não é tão importante assim.

Postura

Costas eretas, aperto de mão firme, voz audível e olhos nos olhos demonstram coragem e verdade. Além da postura corporal, tem ainda a postura profissional e ética. Evite falar mal do emprego ou empregador anterior, pois isso pode manchar o seu currículo.

Leia também: 
5 quesitos básicos para se dar bem numa entrevista 
17 pérolas de candidatos em entrevista de emprego 
Dicas para se vestir numa entrevista de emprego

Português fluente

Treine na frente do espelho. É normal ficar nervoso na entrevista de emprego, gaguejar um pouco tudo bem, mas cuidado com o “assassinato do Português”. Mantenha a calma e responda as perguntas corretamente, utilizando palavras conhecidas e corretas, nada de tentar uma palavra bonita que você não saiba o significado. Não se utilize de gírias ou frases de efeito.

Conversa formal

Mantenha a postura também na hora de falar, não tente ter uma conversa de amigos, use sempre o bom senso nos comentários de âmbito pessoal.

Não minta, nunca

A mentira é facilmente descoberta, mantenha coerência no que você fala e no que você faz. Hoje em dia as redes sociais tem sido investigadas para ver se as pessoas são quem realmente dizem ser.

Aparência adequada
É importante evitar abusos, decotes, peles a mostra, desleixo e maquiagens e perfumes fortes, pois pode ser bem marcante, mas negativamente. Mas como saber o que é estar bem apresentável? Vejamos algumas dicas para as mulheres e para os homens:

As mulheres:

  • Cabelo bem penteado, de preferência preso num rabo de cavalo;
  • Maquiagem leve;
  • Perfume leve;
  • Unhas bem feitas;
  • Joias e adereços discretos;
  • A roupa de estar passada e bem alinhada, deve estar de acordo com o local que você for procurar emprego. Por exemplo, se for procurar emprego como secretária, não vá de chinelo e bermuda, roupa que caí bem se você procurar emprego na praia.
Os homens:

  • Cabelo curto e penteado, se for comprido amarre num rabo de cavalo;
  • A barba deve ser bem feita;
  • Perfume e loção pós barba leves;
  • Unhas limpas e bem cortadas;
  • A roupa deve estar passada e bem alinhada. Nada de camiseta de física ou bermudões. Opte sempre pelo tradicional, camisa com jeans é o ideal.

Seja você mesmo

Não faça “tipo” ou personagem, seja verdadeiro e leal consigo, pois o entrevistador estará preparado para descobrir qualquer tipo de farsa nas suas respostas, geralmente estes profissionais são especialistas em ler a linguagem corporal.

Comentários