Osteoporose, como prevenir e tratar esse problema
Osteoporose é uma doença que acomete os ossos, e ataca geralmente, as pessoas na melhor idade, acima dos 60 anos. A pessoa que sofre com esta doença tem fragilidade e qualquer simples queda ou batida pode ser um transtorno.
Os ossos ficam porosos e não conseguem se regeneram, a doença não tem cura e apenas pode ser amenizada com alimentação, medicação e exercícios físicos. Por isso, é melhor prevenir do que remediar.
Os ossos ficam porosos e não conseguem se regeneram, a doença não tem cura e apenas pode ser amenizada com alimentação, medicação e exercícios físicos. Por isso, é melhor prevenir do que remediar.
Alguns fatores de risco são um alerta:
- Menopausa
- Histórico familiar da doença
- Fraturas anteriores
- Tabagismo
- Falta de atividade física
- Alimentação deficiente em vitaminas D e cálcio
- Pouca exposição solar
- Alcoolismo
- Pessoas que não podem se mover
- Ausência de menstruação por longos períodos de tempo (Amenorreia)
- Baixo peso
Os principais Sintomas de Osteoporose são:
- Dor ou sensibilidade óssea
- Diminuição de estatura com o passar do tempo
- Postura encurvada ou cifótica.
- Facilidade em quebrar ossos e dificuldade de cura.
10 atores idosos que ainda trabalham muito
4 remédios caseiros para acabar com gripes, resfriados e tosse
6 motivos para comer ovos todos os dias
Para prevenir devemos manter uma dieta rica em cálcio e vitamina D desde a infância e exercícios físicos. Confira a seguir algumas dicas sobre a prevenção e alguns exercícios fáceis de fazer:
Consuma cálcio
O cálcio é encontrado principalmente no leite, mas pode ser consumido em outros alimentos como queijos e derivados do leite. Para pessoas que não gostam de leite ou não podem tomar , pois são intolerantes à lactose, devem consumir: soja, feijão branco, brócolis, folhas verdes escuras, chia, gergelim, entre outros. Esses alimentos não curam a osteoporose, mais ajudam a prevenir e diminuir os estragos que a doença pode causar, se aliados a vitamina D e exercícios físicos.
Tome Sol
Isso mesmo, vá para a rua e tome sol. O Sol é um grande aliado da sua saúde, a exposição de 15 minutos diários ajuda o organismo a absorver vitamina D. Mas para que isso ocorra, tem que ser num horário sem risco, antes das 10 da manhã ou a partir das 16:30 hs, pois não pode ser com filtro solar. As pessoas podem aproveitar o horário para fazer uma caminhada curta. Já pratica um esporte e mantém a vitamina D necessária para absorver o cálcio.
Pratique exercícios físicos
É falso pensar que se a pessoa já está com a doença não pode mais praticar esportes, claro que tem que ter liberação médica, mas mesmo quem já tem osteoporose deve praticar exercícios como caminhadas e musculação. Para aqueles que estão querendo prevenir a doença, a prática de exercícios pode ser maior e o leque de opção é variado. Pode praticar quaisquer esportes desde hidroginástica, natação, caminhadas, musculação, subida de escadas, e até jardinagem.
Procure um médico
É essencial que a pessoas mantenha um acompanhamento médico e ao primeiro sinal de osteoporose informe o seu médico, pois assim ele poderá investigar a doença e medicar se necessário. Não se auto medique, pode ser prejudicial a sua saúde. Depois de uma certa idade, as pessoas podem tomar medicamentos preventivos de osteoporose, como suplemento de cálcio e vitamina D, mas o médico deve receitá-los.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, é muito importante para nós.