Como conservar os alimentos na geladeira

Estamos sempre batendo na mesma tecla sobre evitar o desperdício e economizar o seu rico dinheirinho, uma das melhores formas de isso acontecer é saber cuidar dos alimentos e como conservá-los.




Como conservar os alimentos na geladeira
Antigamente, não existia geladeira, mesmo depois de ser inventada a primeira, muitas pessoas não podiam ter, por ser muito cara, então, as pessoas conservavam como podiam: salgando, conservas no óleo ou fazendo conservas com vinagre. Hoje, contamos com a geladeira para nos auxiliar, mas saber usá-la é essencial.


Algumas regras para utilizar bem a sua geladeira:

  • Não coloque alimentos quentes nela, pois fará que ela consuma mais luz e pode até estragar algum alimento que já estava lá dentro, por causa da oscilação de temperatura. Por este motivo, espere a comida ficar em temperatura ambiente, depois guarde-a na geladeira.
  • Não encha demais as prateleiras, o ar tem que circular.
  • As carnes só podem ficar na parte de baixo se forem consumidas em até 24 horas, depois desse prazo pode estragar. Durante as 24 horas, ela deve ser colocada nas prateleiras superiores.
  • O leite e seus derivados (iogurtes, queijos, etc...) devem ficar nas prateleiras superiores, assim como as carnes.
  • Os vegetais e as frutas podem 'queimar' dentro da geladeira, por esse motivo devem ficar na gaveta localizada bem em baixo.
  • Os alimentos prontos (já cozidos) devem ficar nas prateleiras superiores e os crus nas inferiores. Assim você evita a contaminação cruzada e conserva a comida por mais tempo.
  • Os alimentos cozidos devem estar hermeticamente tampados para que não sejam contaminados e devem ser consumidos o quanto antes, pois podem estragar com mais facilidade.
Leia também:
5 atitudes para acabar com o desperdício
6 motivos para comer ovos todos os dias 
10 dicas para economizar no supermercado e evitar o desperdício
 
Alguns alimentos podem ficar durante meses na geladeira, já outros, o prazo é de 24 horas, confira a seguir quanto tempo cada alimento pode ficar na geladeira sem comprometer a sua saúde:

Queijos
Podem durar de 5 dias a um mês na geladeira. As ricotas e queijos mole, como o Minas, duram apenas 5 dias, já os queijos mais secos podem durar um mês. Observe o queijo, se houver alteração de cor, ou pontos esverdeados deve ser descartado.

Vinhos
O vinho deve ser consumido no dia em que for aberto, pois ele oxida. Mas para evitar o desperdício pode ser utilizado em pratos e molhos, pode usar até um mês depois de aberto. Se preferir pode congelar em forminas de gelo, para usar em molhos.

Frutas, verduras e legumes
Estes alimentos duram uma semana se forem bem higienizados e guardado, por isso, é recomendável a compra semanalmente. Cuidado com a banana e o abacate, eles não podem ser levados à geladeira, pois irão escurecer.

Comida pronta
A sobra do almoço pode ser consumida até três dia depois, mas deve ser guardada em potinhos fechados na geladeira.

Carnes
As carnes devem ser congeladas assim que chegue do mercado, pois na geladeira, ela começa a deteriorar em dois dias, no freezer pode durar até três meses.

Manteiga
Dura três meses na geladeira.

Enlatados
Podem ser consumidos até 5 dias após abertos e guardados na geladeira, porém não são muito recomendados, pois possuem muitos conservantes e fazem mal à saúde.

Leite
Se for pasteurizado, aquele do saquinho, deve ser consumido em um dia, porque azeda rapidamente, já os de caixinha (o longa vida) pode durar até quatro dias na geladeira.

Ketchup, maionese e mostarda
Assim como os enlatados, possuem muitos conservantes e podem fazer mal à saúde, por isso não deve ser muito consumido. A maionese pode durar um mês na geladeira e o ketchup e a mostarda até um ano.

Comentários