5 atitudes para acabar com o desperdício

Umas das melhores maneiras de ser uma pessoa sustentável é acabar com o desperdício de alimentos. O planeta e o seu bolso irão agradecer. Quase a metade de toda comida que é produzida no mundo acaba na lixeira, isso mesmo, no LIXO, comida fresca, limpa, nova, direto no lixo. Isso é uma vergonha, ainda mais quando temos um grande número da população vivendo na miséria, sem ter comida na mesa.



5 atitudes para acabar com o desperdício

A maior parte dessa comida que é desperdiçada sai da sua panela, dos seus vizinhos, da minha panela. Outra parte, são os restaurantes e até os agricultores desperdiçam. Mas temos como evitar que nossa família desperdice tanto alimento bom e economize um dinheirinho.

Uma das principais formas é aproveitando melhor os alimentos e evitando que o que foi comprado estrague, reaproveitando alimentos e evitando o consumismo. Confira algumas dicas:

Evite estocar alimentos

As suas compras devem ser feitas da forma que mais lhe convém, porém, é crucial que você saiba o quanto é consumido na sua casa, para evitar desperdício. Anote tudo que é consumido por semana, quinzena ou mês, e faça sua lista de compras em cima dessas anotações. Se você faz rancho uma vez por mês e sua família consome 10 kg de arroz, não compre 15 kg só por que está barato, pois pode acabar estragando e o prejuízo será maior. Legumes, frutas e carnes devem ser compradas em pequenas quantidades e semanalmente.

Reaproveite alimentos

Cascas, talos, e folhas podem ser aproveitados na cozinha. Podem ser feitos refogados, dentro de omeletes, além de economia você estará fazendo bem para sua saúde, pois são ricos em nutrientes e vitaminas.

A sobra da comida também pode ser aproveitada, como já falei anteriormente aqui, como o Arroz Colorido e o Bolinho de Arroz. Basta colocar outros temperos e acrescentar alguns ingredientes e você terá um prato digno de MasterChef, veja algumas dicas:
  • Sobra de feijão: Pode ser feito uma sopa de feijão com massa ou um tutu, ou ainda um feijão mexido (como chamamos aqui em casa).
  • Sobras de arroz: Pode ser feito Carreteiro, Canja, arroz de forno, bolinho de arroz, arroz colorido…
  • Sobras de pão: Pode ser feito Torradinha, pudim de pão, farinha de rosca para empanar, croquete, rabanada…
  • Sobras de carnes: Misturado com molho e com arroz vira um carreteiro, pode ser feito sanduíches, ou adicionado no omelete, pode ser triturada e transformada em croquete ou bolinho, ou utilizada como recheio de um pastelão.
  • Frutas maduras: Pode ser feito bolos, compotas, vitaminas, salada de frutas, sucos, geleias, recheio para bolos…
  • Legumes: Pode ser acrescentado em omeletes, ou no arroz colorido, pode ser feito bolinhos...
  • Cascas e restos de comida: Quando não dá mais para consumir, cascas e restos de alimentos podem e devem se transformar em compostagem, adubo.
Leia também:
Receita de Arroz colorido (Arroz da Parada Gay)
Receita de Bolinho de Arroz
Como acabar com o desperdício de alimentos

Arrume a despensa e a geladeira semanalmente

Uma das formas que temos também é verificar a geladeira e a despensa toda semana, pois assim verificamos datas de validades, para consumirmos alimentos que estão prestes a vencer antes dos alimentos com data mais prolongada.

Guarde corretamente os alimentos

Frutas, verduras e legumes devem ser guardados na geladeira, naquela gaveta, própria para eles, mas antes disso, você deve higienizá-los e secá-los. Os alimentos secos devem ser guardados em armários arejados, livres de sujeiras e insetos.

Use o congelador

O congelador é um item necessário na cozinha, com ele você pode preservar por mais tempo os alimentos, como carnes e legumes (estes devem ser ‘branqueados’ antes de congelar). Você pode economizar também, cozinhando feijão em quantidade e congelando em porções que serão consumidas pela sua família, assim você evita que ele estrague e você terá feijão novo todo dia. Sobras de molhos, de carnes e pratos prontos também podem ser congelados em embalagens próprias para congelar.

Comentários